Blog, posts, comentários, links... Para quem não é familiarizado com o assunto, esses termos podem soar estranhos. É verdade que eles se tornaram populares há menos de dez anos, mas basta fazer uma pesquisa rápida na internet - digite em sites de busca as palavras "blog" e "escola" - para constatar que a lista de resultados é enorme.
Essa ferramenta do mundo virtual pode ser muito útil para a equipe gestora divulgar o projeto político-pedagógico, ampliar a discussão de conteúdos trabalhados em sala de aula e valorizar, para a comunidade, a produção dos alunos. Além do mais, ela permite interagir com outras instituições (veja nas últimas páginas exemplos de blogs de escolas, com a descrição dos principais recursos usados para compor a página e como eles são utilizados).
Dicas para criar um blog
- Sites publicadores Há vários sistemas de blogs gratuitos, como o Blogger e o Wordpress.
- Guia básico Os publicadores têm guias que ensinam o passo a passo de forma simples. Basta escolher um nome, uma senha e um dos modelos oferecidos para que o blog passe a existir.
- Equipe responsável Todo mundo deve colaborar. Porém é preciso definir quem terá acesso ao login e à senha para fazer alterações na página. O grupo pode incluir um professor, alguns alunos e o monitor da sala de informática.
- Linguagem utilizada Os textos devem ter um tom informal, mas nunca dispensar cuidados com a gramática e a ortografia.
- Interação com o público Perguntas no fim dos textos, como "O que você acha sobre...", estimulam o leitor a comentar o assunto, levando à reflexão, ao trabalho da escrita e à familiarização com a ferramenta.
- Checagem completa Toda informação postada exige revisão. É preciso reler o texto, verificar se os links levam à página certa e, no caso de vídeos, se funcionam. A opção "editar" dos publicadores permite corrigir os erros.
- Tarefas de rotina Qualquer integrante da equipe pode inserir textos, fotos e vídeos. Contudo, uma pessoa deve ser designada para checar diariamente os comentários para evitar o uso indevido do espaço.
- Atualização constante Novos textos e imagens devem ser inseridos em média três vezes por semana para que o leitor se sinta estimulado a voltar ao blog.
- Divulgação dos posts Vale preparar uma lista com os e-mails de todos os usuários para divulgar o link de cada novo texto publicado.
- Fundo sonoro Se o blog tem música, é importante deixar de forma visível a opção para não executar o áudio - por mais agradável que seja a melodia.
- Excesso de informação Fundos de páginas muito coloridos poluem o visual e podem atrapalhar a leitura das informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário